Psicologia Infantil

Início » Projects » Psicologia Infantil
Psicologia Infantil

Temos uma abordagem terapêutica específica. Ajude o seu filho a desenvolver o seu sistema cognitivo da melhor maneira, acompanhe-o psicologicamente.

Contacte-nos para saber mais através do 265 245 566.

Dra Inês Camacho

Drª Maria João Alves
Horário a combinar
O que é a Psicologia Infantil?
A psicologia infantil e do adolescente visa auxiliar a criança/jovem e os pais ou cuidadores, quando algo não está bem no desenvolvimento cognitivo, emocional, social ou escolar da criança.
Esse não estar bem pode aparecer de diversas formas: na dificuldade de relacionamento dessa criança/ jovem com os seus pares, problemas de aprendizagem na escola, agressividade exagerada, falta de limites, apatia, timidez excessiva, medos, fobias, etc.
Como se desenrola a sessão?
Psicoterapeuta e criança/ jovem, juntos, utilizando técnicas próprias e adequadas à sua individualidade (dialogo, jogos e recursos expressivos) descobrem o que está a dificultar o desenvolvimento da criança.
A partir dessas descobertas, reconstroem juntos, outras maneiras dessa criança/ jovem se posicionar no mundo.
Que intervenção se realiza?
Na procura de um integrado desenvolvimento da criança/ jovem, revela-se necessário que a intervenção realizada não se centre apenas na criança/ jovem, mas que contemple antes os diferentes contextos educativos onde este se move: casa-escola-comunidade, intervindo-se pois, de forma conciliadora em todos eles.
Qual o papel dos pais na terapia?
Entendendo os pais como parceiros fundamentais, são realizadas, paralelamente ao trabalho junto a criança/jovem, sessões de cooperação com os pais, imprescindíveis para o sucesso da terapia e necessárias para o adequado equilíbrio familiar.
Em que áreas pode intervir?
Depressão
Fobias
Hiperatividade
Obesidade
Anorexia nervosa
Bulimia nervosa
Dificuldades de aprendizagem
Insucesso escolar
Desmotivação escolar
Recusa em ir à escola
Indisciplina
Problemas do sono
Problemas esfincterianos (ex: “xixi” na cama)
Instabilidade emocional
Agressividade
Dificuldades de comunicação
Comportamentos aditivos (álcool, drogas, etc)