Osteopatia

Início » Projects » Osteopatia
Osteopatia

Mantenha o seu bem-estar físico através de um alinhamento articular correto e acompanhado pelo nosso Osteopata Dr. Abel Oliveira (que teve como mestre o Dr. Honório Canelas).

Evite sentir-se com dores e desconfortável no seu dia a dia, consulte-nos para saber a disponibilidade de agendamento para uma consulta com o nosso especialista.

Dr. Abel Oliveira

Contate-nos: 965 456 030 | 265 235 196 | 265 525 114

Drª Helena Holstein
Quarta-feira
(outro horário a combinar)
O que é?
A Osteopatia é um método de diagnóstico e terapêutica manual que aborda as disfunções da mobilidade articular, dos órgãos e dos tecidos em geral, tratando-as no que se refere é sua participação no aparecimento da doença.
Assentando em três princípios fundamentais:
– A unidade do corpo humano;
– A doença é uma reação global do organismo;
– O sistema nervoso (organizador dos processos patológicos).A Osteopatia apresenta-se assim como uma terapia global ao dispor da saúde.
Qual foi a sua origem?
A Osteopatia nasceu pelas mãos do medico Andrew Taylor Still (1828-1912), beneficiando de enorme reconhecimento social e profissional em todo o mundo, sobretudo nos Estados Unidos e Canadá, países onde começou a desenvolver-se.

Na Europa, países como a Inglaterra, a Bélgica e a França já reconheceram esta atividade como de interesse público incluindo-a nos seus sistemas de saúde.
Outros países também já a regulamentaram, obedecendo às recomendações da C.E. e da O.M.S.
Em Portugal, aguarda-se ainda legislação sobre este ramo da ciência médica.

Como funciona a consulta?
A consulta de Osteopatia desenrola-se em três fases:
Anamnese (inquérito clássico sobre o estado atual do utente bem como os seus antecedentes pessoais e familiares). é sempre útil a leitura de exames clínicos que acompanhem o doente, nomeadamente radiografias das zonas atingidas.
Avaliação através da palpação e testes de mobilidade articular.
Normalização das estruturas implicadas no processo patológico manipulando a coluna vertebral, as articulações periféricas e/ou os órgãos e tecidos através de alongamentos,
massagens, pressões, técnicas de alta velocidade, etc.
Aconselhamento dietético e postural, um plano para continuação do tratamento e o eventual
encaminhamento para outros profissionais de saúde, sempre que seja sentida a necessidade dessa interligação.A Osteopatia é uma terapia que implica pouco risco e grande beneficio para os utentes tanto na prevenção como no tratamento de inúmeras patologias em que o sistema músculo-esquelético esteja implicado.